Jogador de futebol Marcus Rashford, do Manchester United
Jogador de futebol Marcus Rashford, do Manchester United, e a enfermeira Mary Seacole, ambos negros, serão os novos homenageados da escola londrina| Foto: Reprodução / Instagram

Os nomes do estadista Winston Churchill e da escritora J.K. Rowling, autora de Harry Potter, estão sendo retirados de estruturas de uma escola de educação básica em Londres com o objetivo de "aumentar a diversidade". Em seus lugares serão utilizados os nomes do jogador de futebol Marcus Rashford (foto), do Manchester United, e da enfermeira Mary Seacole, ambos negros.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

De acordo com o jornal interno da escola, a Holy Trinity Church of England Primary School, foram as próprias crianças que teriam sugerido a mudança dos nomes. A instituição atende crianças de 3 a 11 anos. Das quatro "casas" - conglomerados que reúnem grupos de estudantes - duas continuarão com os nomes antigos, do ambientalista David Attenborough (que afirmou que os seres humanos eram uma "praga" que assolava o planeta) e da sufragista Emmeline Pankhurst.

O questionamento do legado de Churchill, um dos maiores estadistas da história, cresceu durante os protestos em Londres em solidariedade às manifestações violentas do Black Lives Matter depois da morte do americano George Floyd. Rowling, por outro lado, atraiu as críticas da milícia identitária ao questionar o ativismo LGBT.

A mudança dos nomes gerou indignação entre os pais, mas a escola reiterou que a escolha tinha sido feita pelos próprios estudantes e que manteria os novos nomes. De acordo com a direção da escola, a mudança coincidiu com o "Mês da História Negra", ensinada para os alunos em outubro.