Justiça concede liminar autorizando estudante que fez homeschooling a se matricular na USP
Elisa Flemer, estudante de homeschooling de 17 anos, passou no curso de Engenharia Civil, na USP.| Foto: Arquivo pessoal

A estudante Elisa de Oliveira Flemer, de 17 anos, que passou no vestibular na USP após estudar em casa, no sistema de homeschooling, desistiu da universidade. Como a USP tenta proibi-la de ingressar na instituição, pelo fato de ela não ter ainda o certificado de conclusão do Ensino Médio - que só pode ser obtido aos 18 anos -, a avaliação da família da jovem é que a briga jurídica não vale a pena, apesar da obtenção de liminar na Justiça que autorizou a matrícula temporária da menina.

Em carta de desistência do processo, escrita ao advogado da família, a mãe de Elisa, Rita de Cássia de Oliveira, justifica a decisão com vários argumentos: a batalha judicial pela vaga pode se arrastar por muitos anos, tem resultado imprevisível e, caso seja indeferida, a estudante perderá o direito de ter reconhecido os anos de estudo cursados.

"Uma jovem que teve os excelentes resultados acadêmicos que minha filha teve durante toda sua vida, de repente (...) é surpreendida por uma decisão judicial que cassa a liminar, que diz que por não ter um diploma de Ensino Médio ela não poderia ter sido matriculada em uma universidade e que o estudo domiciliar não é reconhecido para tal feito! Essa jovem será retirada da USP sem nenhum crédito, nenhuma nota, será como se nunca tivesse passado por lá. Além do tempo perdido na empreitada, ela poderá será alvo de todo tipo de escárnio público. Temo o estrago emocional que essa jovem poderá sofrer com um desfecho negativo", escreveu a mãe.

A mãe informou também que Elisa vai priorizar a conquista de uma vaga em universidades de outros países. Em 26 de abril, a estudante participou de uma live com a jornalista da Gazeta do Povo, Cristina Graeml. Assista aqui.