pandemia
MMFDH e PNUD irão promover estudo sobre efeitos na pandemia em crianças e adolescentes no Brasil| Foto: Unsplash

A realidade enfrentada por crianças e adolescentes durante a pandemia vai motivar um estudo que será encomendado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). De acordo com a pasta, o objetivo é descobrir quais são os principais efeitos psicossociais causados pelo coronavírus nesse grupo.

Para isso, o ministério abriu edital para selecionar a instituição que fará o estudo diagnóstico. As inscrições podem ser feitas até 10 de maio. Com exceção das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), as demais pessoas jurídicas podem se candidatar, desde que tenham “experiência no desenvolvimento de pesquisas e realização de diagnóstico, conforme os termos de referência”. Para participar, é preciso se cadastrar no site da Joint Operations Facility e consultar o edital.

“O novo coronavírus trouxe muitas mudanças sociais, inclusive em hábitos e comportamento. Não somos mais os mesmos, a sociedade não é mais a mesma, e as políticas públicas de proteção à criança e ao adolescente precisam acompanhar essas mudanças. É nesse sentido que a realização desse edital é tão importante neste momento”, afirma o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do MMFDH, Maurício Cunha.

Mais informações podem ser obtidas no site do MMFDH.

Leia também: Crimes contra crianças e adolescentes: Brasil tem apenas 110 delegacias especializadas