Crianças durante a grande fome na Ucrânia, no início da década de 1930.
Crianças durante a grande fome na Ucrânia, no início da década de 1930.| Foto: Wikipedia/Reprodução

O governador Ron DeSantis do estado da Flórida, nos Estados Unidos, assinou, nesta segunda-feira (9), uma lei para criar o "Dia das Vítimas do Comunismo", a ser celebrado em 7 de novembro. Nesta data, professores de escolas públicas deverão dedicar ao menos 45 minutos da aula ensinando os alunos sobre quem foram os líderes comunistas e os crimes cometidos em seus regimes.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

"Na Flórida, vamos dizer a verdade sobre o comunismo", disse DeSantis. A determinação entra em vigor no ano letivo de 2023-2024 e sugere ensinamentos sobre Joseph Stalin, Mao Zedong e Fidel Castro. De acordo com a norma, os professores devem ensinar sobre a "pobreza, fome, migração, violência letal sistêmica e supressão do discurso" que ocorreram sob esses regimes.

A vice-governadora da Flórida, Jeanette Núñez, de origem cubana, afirmou que se há um lugar no mundo onde a importância da liberdade é conhecida, é Miami, por causa dos muitos exilados que recebeu. Em espanhol, Núñez disse que "cubanos, nicaraguenses e venezuelanos estão unidos na luta pela liberdade". Ela disse ainda que essa legislação é "importante" porque "não vai apenas educar os nossos filhos, mas também os filhos dos nossos filhos".

Leia também: Oito textos para entender os 100 anos do Partido Comunista Chinês