Google irá excluir do histórico de localização visitas a clínicas de aborto nos EUA
Anúncio ocorre uma semana após decisão que derrubou o reconhecimento do aborto como direito constitucional| Foto: Unsplash

O Google informou, nesta sexta-feira (1º), que irá excluir do histórico de localização de usuários norte-americanos o registro de visitas a clínicas de aborto. Outros locais que, segundo a empresa, terão seus registros excluídos automaticamente são centros de aconselhamento, abrigos de violência doméstica, centros de fertilidade, instalações de tratamento de vícios, clínicas de perda de peso e clínicas de cirurgia plástica.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

"Se nossos sistemas identificarem que alguém visitou um desses lugares, excluiremos essas entradas do histórico de localização logo após a visita. Esta mudança entrará em vigor nas próximas semanas", informou Jen Fitzpatrick, vice-presidente sênior do Google, em comunicado divulgado pela empresa.

O anúncio ocorre uma semana após decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que derrubou o reconhecimento do aborto como direito constitucional no país. Na prática, o entendimento anterior legalizava o procedimento em todo o país.

A mudança anunciada pelo Google atende a pedidos de ativistas pró-aborto que sustentavam que dados coletados por aplicativos poderiam ser utilizados por autoridades para investigar a realização de abortos em situações não permitidas de acordo com as legislações de cada estado.