Grupo LGBT vai à Fifa para obrigar seleção brasileira a usar camisa 24, diz jornal
Em representação, grupo pede investigação à CBF por possível “violação das normas de direitos humanos e de não-discriminação”| Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Com uma ação já tramitando na Justiça do Rio de Janeiro, na qual questiona a ausência do número 24 nas camisas da seleção brasileira na Copa América, o grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT apresentou, nesta terça-feira (6), uma representação ao Comitê de Ética da Fifa contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pedindo uma investigação sobre o assunto, bem como a notificação da CBF para que apresente uma explicação. As informações são do jornal O Globo.

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

De acordo com o grupo, o fato de não haver o número 24 nas camisas da seleção significa “uma ofensa à comunidade LGBTQIA+ e uma atitude homofóbica". Os autores da representação chegam a citar “possível violação das normas de direitos humanos e de não-discriminação”.

Na sexta-feira (4), a CBF já havia respondido aos questionamentos do juiz Ricardo Cyfer, da 10ª Vara Cível do Rio de Janeiro, a respeito do assunto. De acordo com a Confederação – que endossou campanhas feitas pela CBF contra a homofobia – a ausência da referida numeração se deve a motivos desportivos e à opção dos próprios jogadores.