Imagem de coração rosado partido sobre um fundo preto.
Homem terá de pagar indenização a ex-namorada por estelionato afetivo| Foto: Kelly Sikkema/ Unsplash

Um homem terá de pagar R$ 20 mil por danos morais por ter cometido “estelionato afetivo”. Além da indenização, o homem terá de devolver R$ 270 mil emprestados a ele pela ex-namorada. O caso ocorreu em Barueri (SP) e corre em segredo de Justiça. As informações são do site Jota.

Segundo o processo, o homem teria dito a então namorada que estava passando por problemas financeiros e de saúde, tendo, inclusive, dito que pretendia cometer suicídio. Sensibilizada, a namorada teria emprestado dinheiro ao homem, além de pagar contas, como aluguel e plano de saúde. Ao perceber que estava sendo manipulada, a mulher rompeu a relação em março de 2020, e começou a cobrar a devolução do dinheiro, mas não obteve sucesso.

A juíza Anelise Soares, da 5ª Vara Cível de Barueri, que julgou a ação, considerou o caso como "estelionato afetivo", sentimental, pois o homem teria usado da astúcia para persuadir a mulher a ceder o dinheiro. Segundo ela, houve ainda “violência contra a esfera psíquica da demandante, saltando aos olhos a ocorrência de danos morais indenizáveis”.