Ao ser questionado por seguranças, rapaz disse que usar suástica, símbolo nazista, era “liberdade” dele.
Ao ser questionado por seguranças, rapaz disse que usar suástica, símbolo nazista, era “liberdade” dele.| Foto: Reprodução

Um rapaz foi flagrado passeando em um shopping de Caruaru (PE) usando uma faixa com uma suástica, tradicional símbolo do nazismo, no braço. Ele foi denunciado por pessoas que circulavam pelo local e acabou indo embora. Ao ser questionado, ele disse que era “liberdade” dele usar o adereço nazista. Diversos vídeos mostrando a ação circularam nas redes sociais. No Twitter, o episódio fez o termo “nazismo” ficar entre os assuntos mais comentados, com mais de 17 mil postagens.

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

No Brasil, a ação do jovem pode ser enquadrada como crime. Segundo a Lei 7.716/89, também chamada de Lei do Crime Racial, “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo” é crime. A pena prevista é de reclusão de dois a cinco anos e pagamento de multa.

Após o ocorrido, o shopping onde o rapaz circulou divulgou uma nota de esclarecimento. Na nota, o Caruaru Shopping se diz estarrecido com o ocorrido e lembra que qualquer apologia ao nazismo é crime. Segundo o texto, assim que tomaram conhecimento do fato, seguranças expulsaram o rapaz do local. Ainda segundo a nota, o rapaz estaria “nitidamente perturbado”.