Em postagem no Twitter, Jean Wyllys se refere à Raquel Sheherazade como “racista hipócrita que quer reescrever o passado”.
Em postagem no Twitter, Jean Wyllys se refere à Raquel Sheherazade como “racista hipócrita que quer reescrever o passado”.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

A juíza Telma Berkelmans dos Santos, da Comarca de Barueri (SP), acatou o pedido feito pela jornalista Rachel Sheherazade, e determinou que o Twitter remova uma postagem feita pelo ex-deputado federal Jean Wyllys. No post, ele se refere à Sheherazade como “racista hipócrita que quer reescrever o passado”. Conforme a decisão, a retirada da postagem deve ser feita em até cinco dias, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

O pedido de remoção do conteúdo, deferido pela Justiça por meio de tutela antecipada, faz parte de uma ação de indenização por danos morais movida por Sheherazade contra Wyllys. Na ação, a defesa de Sheherazade argumenta que a postagem, feita em 30 de agosto deste ano, configura crime de calúnia e difamação.

Além da exclusão do post, a ação pede o pagamento de uma indenização por danos morais no valor de R$ 44 mil. O mérito ainda não foi julgado, mas a Justiça acatou os argumentos da defesa da jornalista em relação aos possíveis prejuízos da manutenção da postagem no Twitter e por isso determinou que a plataforma faça a remoção do conteúdo. A decisão ainda não foi cumprida e a publicação seguia no ar até a tarde desta terça-feira (26).