Ribeiro pede vacinação dos professores ao novo ministro da Saúde
Mais recursos para a educação, só se a arrecadação aumentar, diz ministro| Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Nesta quarta-feira (12), o ministro da Educação Milton Ribeiro, admitiu que a redução do orçamento da educação irá obrigar o ministério a adiar projetos. A afirmação foi feita em entrevista ao G1. Diversas universidades federais já demonstraram preocupação com a redução de recursos. Segundo o ministro, não há uma solução rápida para o problema. Apenas com a normalização da atividade econômica será possível reverter os cortes.

“Tudo vai depender da arrecadação de impostos do Brasil. [...] Se aumentar a arrecadação, seguramente, a educação será privilegiada”, disse Milton Ribeiro ao G1. Segundo ele, com a diminuição de recursos, alguns projetos do MEC terão de ser adiados, incluindo obras, para que os serviços e investimentos essenciais possam continuar. “A realidade que estamos vivendo é esta, é a realidade em que o lockdown e a paralisação da economia minimizaram totalmente a arrecadação de impostos", lamentou o ministro.

Segundo nota do próprio Ministério da Educação (MEC), em 2021 houve redução dos recursos da Rede Federal de Ensino Superior na ordem de 16,5%. Diversas universidades alegaram que terão dificuldade em manter suas atividades com a redução.