O ministro da Economia, Paulo Guedes, comenta a reforma administrativa em audiência pública na CCJ da Câmara dos Deputados.
“MEC tem quase a metade do funcionalismo público federal”, adverte Guedes.| Foto: Reprodução/YouTube

O excesso de despesas com pessoal foi uma das justificativas apresentadas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, para os bloqueios nos orçamentos das universidades federais. O ministro reconheceu que a contratação de funcionários, em boa parte professores, é essencial, mas alertou para possíveis excessos cometidos nos últimos anos. Ele questionou ainda a falta de impacto positivo dessas despesas nos resultados educacionais brasileiros.

>> NOVIDADE: faça parte do nosso canal no Telegram: https://t.me/joinchat/dnHqpcbNSdo3ZGNh

“Se nós estamos contratando muitos professores, as despesas obrigatórias [na educação] estão crescendo o tempo inteiro, nós temos a metade do funcionalismo federal no MEC, nós deveríamos ter melhores classificações”, ressaltou Guedes.

Ele ainda pediu que os deputados da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados tentem descobrir o porquê de o Brasil apresentar resultados tão ruins em exames internacionais como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). “É uma pergunta que a comissão deveria mergulhar em busca de uma resposta. Nós deveríamos estar em melhores posições. Não quero acreditar que isso é empreguismo”, avaliou.