Novo Ensino Médio terá carga horária maior e diferentes possibilidades de formação
Novo Ensino Médio terá carga horária maior e diferentes possibilidades de formação| Foto: Sam Balye / Unsplash

Com carga horária maior e diferentes possibilidades de formação, o Novo Ensino Médio - nome dado ao projeto pelo governo federal - começa a ser implantado nas escolas públicas e privadas do país a partir de 2022. As ações e o cronograma nacional para a implementação do Novo Ensino Médio foram divulgados pelo Ministério da Educação. De acordo com o MEC, a meta é concluir o processo até 2024. A portaria com as orientações foi no Diário Oficial da União.

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

O novo modelo contará com carga horária mínima de 1.000 horas/aulas anuais, 200 horas a mais do que atualmente. A organização curricular também passará por mudanças para contemplar as aprendizagens essenciais e comuns a todos os jovens e a oferta de diferentes itinerários formativos. Com isso, os próprios estudantes poderão escolher em qual área aprofundar seus conhecimentos ao longo do Ensino Médio.

As instituições de ensino terão autonomia para definir os itinerários ofertados, que poderão variar de acordo com o contexto no qual a escola está inserida e as necessidades e interesses dos estudantes. No total, o novo modelo prevê cinco itinerários de aprendizagem: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; e formação técnica e profissional.

“Educação é sempre médio e longo prazo, nada curto prazo, então, o que estamos fazendo aqui vai refletir lá na frente”, disse o ministro da Educação, Milton Ribeiro. “Precisamos dar uma resposta aos nossos jovens do presente para o futuro”, afirmou.