Ribeiro pede vacinação dos professores ao novo ministro da Saúde
Ministro da Educação Milton Ribeiro disse que Enem vai avaliar os conhecimentos dos alunos e não suas visões de mundo.| Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou nesta quarta-feira (9) que a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 vai avaliar os conhecimentos dos alunos e não suas visões de mundo. A declaração foi feita por Ribeiro durante sua participação em audiência pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Chamado para falar sobre os cortes no orçamento da educação, o ministro aproveitou para esclarecer que não vai ter acesso antecipado às questões do Enem. Na segunda-feira (7), o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, disse que o ministro pretendia ter acesso às provas para evitar que elas tivessem questões ideológicas.

Segundo o ministro, a própria equipe do Inep, responsável pelas provas, tem condições de garantir que as avaliações sejam mais técnicas. O objetivo é evitar vieses ideológicos ou partidários de qualquer espécie, o que era comum em edições anteriores do Enem.  “O Enem não é um exame para avaliar a visão de mundo do aluno. A prova deve avaliar conhecimentos e a condição que o aluno tem de acessar o ensino superior”, defendeu Ribeiro.