mourão-joão-lourenço
Mourão e o presidente de Angola, João Lourenço| Foto: Romério Cunha/ VPR

O vice-presidente Hamilton Mourão conversou com o presidente de Angola, João Lourenço, na semana passada, sobre a Igreja Universal durante viagem ao país. "Por orientação do PR (presidente da República), conversei com o presidente angolano", admitiu Mourão, ao fazer referência ao embate na Universal em entrevista ao Estadão. "A diplomacia está buscando uma forma de fazer com que as partes se entendam."

A viagem de três dias a Angola tinha como objetivo participar da reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Mourão, no entanto, foi ao país mesmo com Jair Bolsonaro internado e conversou com João Lourenço sobre o conflito na igreja que iniciou em 2019.

Integrantes da igreja evangélica em Angola se rebelaram contra a direção brasileira. Os autores das ofensivas são supostos dissidentes, desligados da instituição por desvio de conduta moral. Eles, que chegaram a ferir fiéis e destruir templos, alegam que a liderança da Igreja Universal tem cometido racismo contra angolanos, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.