Grupo de manifestantes que invadiu igreja em Curitiba, no último sábado (5).
Grupo de manifestantes que invadiu igreja em Curitiba, no último sábado (5).| Foto: Reprodução / Instagram

A Associação Nacional de Membros do Ministério Público – MP Pró-Sociedade informou, nesta terça-feira (8), que pediu ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) que instaure inquérito civil para apurar possível dano moral coletivo na invasão da Igreja do Rosário, em Curitiba, no sábado (5). De acordo com o MP Pró-Sociedade, o pedido de investigação já foi protocolado.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Durante o ato para lembrar os assassinatos de dois negros no Rio de Janeiro - Moïse Mugenyi e Durval Teófilo Filho -, manifestantes de esquerda atrapalharam a missa com barulho e palavras de ordem nas escadarias da igreja e, depois que a celebração já havia acabado, eles invadiram o templo por uma porta lateral. Um dos líderes da invasão foi o vereador Renato Freitas (PT).

“O fato ocorrido, além de constituir em tese ilícito penal (Art. 208, do Código Penal), configura violação ao direito fundamental de liberdade de culto (CF, Art. 5º, VI), causando possível dano moral coletivo às pessoas que participavam daquela celebração. Ante o exposto, esta Associação requer a instauração de Inquérito Civil para apurar melhor o fato e os envolvidos nesses fatos”, afirmou o MP Pró-Sociedade.