Mulher teve parto realizado no corredor, próximo à área de carga e descarga de caminhões do hospital.
Mulher teve parto realizado no corredor, próximo à área de carga e descarga de caminhões do hospital.| Foto: Christian Bowen/Unsplash

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) manteve sentença condenado um hospital de São João de Meriti a indenizar em R$ 15 mil uma gestante que teve o seu parto realizado no corredor, próximo à área de carga e descarga de caminhões. Segundo o hospital, houve queda de energia no bairro, que impossibilitou o uso do elevador para a transferência da paciente ao centro cirúrgico.

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Conforme observou a desembargadora Maria Luiza de Freitas Carvalho, relatora do processo, houve falha do hospital. Segundo a magistrada, a casa de saúde deveria manter uma sala reservada para atendimento de emergência no andar térreo. Entretanto, ela ressaltou que, de acordo com o laudo pericial, não houve erro médico no atendimento que resultou no nascimento de uma menina.

“Portanto, a responsabilidade da ré exsurge não do erro médico, mas sim da falha do hospital, que deixou de fornecer à paciente atendimento digno e adequado para a realização do seu parto, o que era de se esperar de uma maternidade”, escreveu a desembargadora.