O ministro da Educação, Milton Ribeiro, defendeu o retorno das aulas presenciais.
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, defendeu o retorno das aulas presenciais.| Foto: Reprodução

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, voltou a defender o retorno das aulas presenciais no Brasil. Durante audiência da Comissão Temporária da Covid-19, Ribeiro ressaltou a importância da aprovação do Projeto de Lei 5.595/2020, que classifica a educação como serviço essencial e, com isso, estabelece condições para a volta do ensino presencial em todo o país, paralisado devido à epidemia de Covid-19.

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

“Apoiamos a aprovação urgente do projeto. Nossas crianças e jovens precisam das escolas abertas. Somos um dos últimos países do mundo a reabrir as escolas, e isso não está necessariamente ligado à vacinação”, disse Ribeiro. Ele lembrou que a maioria dos países retomou as aulas presenciais ainda em 2020, quando nem havia vacinas disponíveis contra a Covid-19.

Para o ministro, o argumento de que será preciso vacinar todos os públicos, inclusive menores de 18 anos, para que possa haver o retorno das aulas presenciais é enganoso. “Quando acabarem (a vacinação) das crianças, quero repetir isso, posso até ser mal interpretado, mas aí vai surgir a ideia de vacinar os pais dessas crianças, que afinal tem contato direto com elas. E assim indefinidamente, ninguém volta às aulas", ressaltou o ministro.