Número de projetos de lei pró-vida aumenta nos Estados Unidos
Número de projetos de lei pró-vida aumenta nos Estados Unidos| Foto: Maria Oswalt/Unsplash

Segundo levantamento do Guttmacher Institute, apenas neste ano, mais de 500 projetos de lei e medidas pró-vida foram apresentadas nos Estados Unidos. O instituto, uma organização de pesquisa pró-escolha que apoia a legalização do aborto, considera que, se a tendência continuar nos próximos meses, 2021 poderá ser considerado o ano com mais medidas contra o aborto em décadas nos EUA.

De janeiro a abril, 46 estados americanos apresentaram algum tipo de restrição ao aborto, num total de 536 medidas. Para o Guttmacher Institute, os legisladores estaduais que apresentaram os projetos pró-vida, estariam empenhados em “testar os limites da Suprema Corte americana e preparando as bases para o dia em que as proteções constitucionais federais para o aborto sejam enfraquecidas ou totalmente eliminadas”.

Para os grupos pró-vida americanos, o número indica que, finalmente, os legisladores estaduais estão ouvindo a população. Marjorie Dannenfelser, presidente do grupo Susan B. Anthony List, comemorou. “O aumento sem precedentes de atividades pró-vida nas legislaturas estaduais este ano prova que a vida está ganhando na América”, disse.