Bacalhau à Lagareiro, prato que inclui as “batatas ao murro”.
Bacalhau à Lagareiro, prato que inclui as “batatas ao murro”.| Foto: Reprodução/Pixabay

Uma nova regra do aplicativo de iFood passou a bloquear o nome de pratos tidos como ofensivos e tem gerado críticas de donos restaurantes. De acordo com o jornal O Globo, a norma impede que os estabelecimentos ofereçam pratos como “batatas ao murro” - um item tradicional da cozinha portuguesa. O restaurante Gruta de Santo Antônio, em Niterói (RJ), descobriu recentemente que o uso do termo está banido pelo iFood. Ao jornal, o chef do estabelecimento, Alexandre Henriques, se queixou de que a proibição foi feita de forma repentina, sem comunicação prévia.

O chef também reclamou nas redes sociais. Ele divulgou uma imagem em que o prato aparece bloqueado no cardápio, acompanhado pela mensagem “Este item vai contra os termos de uso do iFood. Por isso, ele não está sendo exibido para os clientes". As batatas ao murro não são nem mesmo o nome do prato: elas são apenas um ingrediente no item “Bacalhau à Lagareiro”.

Ainda segundo o jornal, proprietários de outros restaurantes têm tido problemas semelhantes com a plataforma. Termos como “punheta de bacalhau”, nome de outro prato típico português, também teriam sido vetados pela plataforma de entregas. À Gazeta do Povo, o iFood esclareceu ter sido um erro do "sistema tecnológico que analisa e monitora palavras utilizadas dentro da plataforma", pediu desculpas pela falha e confirmou que o cardápio acabou sendo liberado.