Papa Francisco e cardeal dom Cláudio Hummes
Papa Francisco e cardeal dom Cláudio Hummes| Foto: Vatican News

O papa Francisco lamentou a morte do cardeal dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, e enviou um telegrama de pesar ao cardeal Odilo Pedro Scherer, que é o atual arcebispo metropolitano de São Paulo. O documento foi publicado pelo site Vatican News.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram 

No telegrama, Francisco agradeceu pelos anos que o cardeal se dedicou à Igreja e também recordou as palavras de Hummes quando ele foi eleito papa. “Trago sempre vivas na memória as palavras que dom Cláudio me disse no dia 13 de março de 2013, pedindo-me que não me esquecesse dos pobres”.

O arcebispo emérito de São Paulo morreu nesta segunda-feira (4), na capital paulista, em decorrência de uma "prolongada enfermidade". Ele tinha 87 anos e era considerado um dos arcebispos mais influentes da Santa Sé. As informações sobre o falecimento foram divulgadas pelo cardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo. Segundo informações do Estadão, dom Cláudio Hummes faleceu em decorrência de um câncer. Porém, a causa da morte não foi confirmada pela CNBB.

Natural do Rio Grande do Sul, Hummes foi ordenado sacerdote em 1958, foi bispo em Santo André (SP) e arcebispo em Fortaleza. Ele trabalhou ao lado do papa emérito Bento XVI em Roma, como Prefeito da Congregação para o Clero e, ao retornar ao Brasil, ocupou a função de presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB. Também foi designado pelo papa Francisco como relator do Sínodo Pan-Amazônico.