Uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha mostrou que a maioria dos advogados brasileiros é contrária ao aborto
Uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha mostrou que a maioria dos advogados brasileiros é contrária ao aborto| Foto: Ruthson Zimmerman/Unsplash

Uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha mostrou que a maioria dos advogados brasileiros é contrária ao aborto. Do total de entrevistados, 46% querem que a legislação sobre aborto continue como está e 5% são favoráveis à proibição em qualquer caso. Outra parcela (32%), defende que o aborto seja permitido em mais situações e 16% gostariam que a interrupção da gravidez fosse liberada em qualquer situação. O levantamento ouviu 303 advogados de cinco regiões brasileiras entre os dias 26 de fevereiro e 8 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

A pesquisa também ouviu os advogados sobre a criminalização das drogas. Para 68% dos entrevistados, o uso de drogas deve continuar proibido e para 26% deve ser liberado. Outro tema tratado foi a posse de armas. Do total de entrevistados, 51% disseram ser contrários e 47% defenderam a posse de armas como um direito do cidadão. Outros 2% disseram não saber o que opinar. Por fim, o levantamento perguntou aos advogados qual seria a maior causa da criminalidade. Para 60% dos entrevistados, o principal motivo seria a falta de oportunidades e para 34% a maldade das pessoas.