Parlamentares do PT querem mudar nome da Câmara dos Deputados para combater “machismo estrutural”
Parlamentares do PT querem mudar nome da Câmara dos Deputados para combater “machismo estrutural”| Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

As deputadas federais Gleisi Hoffmann (PR) e Erika Kokay (DF), ambas do PT, apresentaram um requerimento para que a Câmara dos Deputados tenha o nome alterado para Câmara Federal. Segundo elas, a alteração tem como objetivo combater o que elas denominam de “machismo estrutural”.

“Não há outra razão, a não ser o machismo estrutural, que justifique que, em pleno Século 21, a Câmara ainda seja conhecida como Câmara dos Deputados, a despeito de as mulheres representarem a maioria da população brasileira e do enorme esforço da justiça eleitoral brasileira e,até mesmo, dos organismos internacionais e dos tratados firmados pelo país em prol da inclusão da mulher”, argumentam as deputadas no requerimento.

O requerimento 1213/2021 tramita desde segunda-feira (07) e as parlamentares almejam que seja incorporado ao parecer da Proposta de Emenda à Constituição n° 125, de 2011, sobre a Reforma Eleitoral.

Ainda no texto da sugestão das deputadas do PT, elas afirmam que é preciso utilizar uma “linguagem que desfaz a referência de discriminação ou exclusão de mulheres em favor de uma designação que expressa um lugar para todas e todos”.

Segundo informações da Câmara, a medida aguarda o despacho do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).