Prazo para solicitar isenção da taxa começa segunda (17)
Prazo para solicitar isenção da taxa começa segunda (17)| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo/Arquivo

Os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 devem ser feitos ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a partir de 17 de maio, próxima segunda-feira. O prazo vai até 28 de maio. No mesmo período, também será possível fazer a justificativa de ausência na edição anterior do exame. Os pedidos deverão ser feitos na Página do Estudante.

Para justificar a ausência no Enem 2020 e/ou solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021, o participante deve informar o número do seu CPF, a data de nascimento, além de um e-mail e um número de telefone válidos.

O Inep ressalta que os dados pessoais informados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal. Solicitação de isenção de taxa de inscrição com CPF em situação irregular na Receita não será aceita.

No caso das justificativas, os documentos utilizados para comprovar o motivo de ausência no exame anterior devem estar sempre legíveis, datados e assinados. O Inep não aceitará autodeclarações redigidas pelo solicitante ou por seus pais e/ou responsáveis.