Fachada do STJ.
Fachada do STJ.| Foto: STJ

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o ministro Humberto Martins, negou pedidos de habeas corpus para suspender a aplicação de decretos no Ceará, Pará e Distrito Federal que exigem a comprovação de vacinação contra Covid-19 para a entrada em eventos, estabelecimentos e espaços públicos.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Nos casos relacionados ao Pará e ao Ceará, depois de citar os artigos da Constituição sobre o direito à saúde e a um meio ambiente "ecologicamente equilibrado" (artigos 196 e 225), Martins mencionou o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento que permitiu estados e municípios a exigirem a vacinação, desde que a medida fosse proporcional, razoável e baseada em evidências científicas. O magistrado, no entanto, não comentou se os decretos nos estados tinham essas características.

Na decisão sobre o Distrito Federal, como o habeas corpus foi pedido por um advogado, atuando em causa própria, Martins afirmou que esse instrumento jurídico não poderia ser utilizado para controle abstrato de leis e atos normativos.

Leia também: Juristas questionam decisões de Fux favoráveis a prefeitos que implantaram passaporte da vacina