chris tonietto deputada
A deputada federal Chris Tonietto (PSL-RJ).| Foto: Câmara dos Deputados

Um grupo de deputados do PSL vai processar os procuradores do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF-RJ) que acionaram a deputada federal Chris Tonietto (PSL-RJ) por suposta prática de homofobia. Em um post de Facebook de junho de 2020, Tonietto disse que a pedofilia já foi "defendida explicitamente por alguns expoentes do movimento LGBT", o que, na visão dos procuradores, foi uma declaração homofóbica.

Dezoito deputados do PSL (veja lista abaixo) assinaram petições contra a ação dos procuradores enviadas à Procuradoria da Câmara dos Deputados, à Procuradoria-Geral da República, à Corregedoria do Ministério Público Federal e ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Em nota, eles afirmam que a ação civil contra Tonietto é "descabida, abusiva e enviesada" e que os procuradores "tentam constranger a parlamentar por causa da emissão de opiniões em suas redes sociais", tomados por "indisfarçável motivação ideológica".

Assinaram as petições os deputados Alê Silva (PSL-MG), Aline Sleutjes (PSL-PR), Bia Kicis (PSL-DF), Bibo Nunes (PSL-RS), Carla Zambelli (PSL-SP), Carlos Jordy (PSL-RJ), Coronel Tadeu (PSL-SP), Daniel Silveira (PSL-RJ), Filipe Barros (PSL-PR), General Girão (PSL-RN) e Hélio Lopes (PSL-RJ), Junio Amaral (PSL-MG), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP), Major Fabiana (PSL-RJ), Vitor Hugo (PSL-GO), Marcelo Brum (PSL-RS), Marcio Labre (PSL-RJ) e Sanderson (PSL-RS).