Professor de artes trabalhava na Escola Pascoal Meller, em Criciúma.
Professor de artes trabalhava na Escola Pascoal Meller, em Criciúma.| Foto: Reprodução

[CORREÇÃO: A primeira versão desta matéria dizia que o clipe apresentado aos alunos mostrava pessoas nuas. Na verdade, os personagens do vídeo aparecem com poucas roupas.]

O prefeito de Criciúma (SC), Clésio Salvaro (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (25) a exoneração de um professor de artes da Escola Pascoal Meller, da rede municipal de ensino. O docente exibiu um clipe da música "Éterea", do cantor Criolo, com temática LGBT e imagens sensuais, a alunos do 9º ano do ensino fundamental. A abordagem em sala de aula foi criticada pelos pais.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

"Estou determinando a imediata exoneração daquele professor que expôs um vídeo erotizado, de forma inapropriada, para os alunos da rede pública municipal. Nós não permitimos, não toleramos, está demitido este... profissional", disse o prefeito, em mensagem nas redes sociais. "Essa veadagem em sala de aula, nós não concordamos", completou.

"Etérea", canção de 2019, foi indicada ao Grammy Latino daquele ano. A letra defende qualquer "jeito de amar" e "amores aceitos sem imposições". O vídeo mostra homens e mulheres com poucas roupas, em posições sensuais.

Em nota, a Secretaria de Educação do município reiterou que o conteúdo apresentado pelo professor não consta no plano de ensino, está em desacordo com a proposta do Conselho Nacional de Educação (CNE) e, portanto, "não será tolerado pela Administração Municipal de Criciúma". O comunicado afirmou ainda que os pais podem procurar a Secretaria em casos semelhantes.