Professora defende na TV que EUA nasceu para “preservar escravidão”
Professora defende na TV que EUA nasceu para “preservar escravidão”| Foto: Pixabay

A presidente da Federação Americana de Professores, Randi Weingarten, declarou apoio ao polêmico projeto 1619, proposto pelo The New York Times Magazine.  O projeto propõe reformular a história dos EUA, colocando as consequências da escravidão e as contribuições dos negros americanos no centro de narrativa nacional. As informações são da Fox News.

Pelo Projeto 1619, a chegada do primeiro navio com escravos para as costas americanas, em 1619, constituiu a verdadeira fundação da nação e não a chegada dos peregrinos europeus em 1620. Outro ponto polêmico é a visão de que independência americana, em 1776, teria sido motivada na verdade pelo “desejo de manter o regime escravocrata”. Desde que foi lançado, em 2019, o projeto tem sido usado por alguns professores dentro das escolas americanas, causando controvérsias no ensino de História.

Durante participação no programa The Story, do canal Fox News, Weingarten, que se apresenta como professora de história e de estudos sociais, afirmou: "de tudo que posso ver e entender pelos dados que vejo, 1619 foi o ano em que o primeiro barco negreiro veio da África para os Estados Unidos. Então, esse é um ponto da história que acho que deveríamos ensinar".

A apresentadora do programa, Martha MacCallum, questionou a professora e lembrou que, além de simplista, não há evidências dessa versão. Assim, não deveria ser trabalhada nas escolas. “Se você criar seus filhos neste país acreditando que é um país ruim, que foi fundado com o objetivo de preservar a escravidão, então temos um problema em nosso sistema escolar”, disse a apresentadora.