Projeto já foi aprovado por três comissões da Câmara de BH e aguarda pelo parecer de mais uma para poder ser votado.
Projeto já foi aprovado por três comissões da Câmara de BH e aguarda pelo parecer de mais uma para poder ser votado.| Foto: Ascom/CâmaraBH

Em Belo Horizonte (MG), um projeto que proíbe o uso da chamada “linguagem neutra” nas escolas públicas ou privadas do município está perto de ser votado. Após ter sido aprovada por três comissões da Câmara, a proposta aguarda pelo parecer de mais uma para poder ser votada em plenário. Além de BH, outros municípios brasileiros, como Camboriú (SC) e Goiânia (GO), também possuem projetos semelhantes em discussão.

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Para o autor do projeto, vereador Nikolas Ferreira (PRTB), caso seja aprovada, a proposta vai garantir aos estudantes do município de Belo Horizonte o direito ao aprendizado da Língua Portuguesa de acordo com as normas e orientações legais de ensino. Além disso, ele ressalta que o uso da “linguagem neutra” não traz nenhum tipo de aprimoramento para a Língua Portuguesa, podendo até causar exclusão, como no caso de usuários da linguagem de libras.