Projeto que regulamenta o homeschooling é aprovado em Toledo
| Foto: Divulgação / Câmara Municipal de Toledo / Facebook

Toledo, no Oeste do Paraná, é mais um município a aprovar uma lei sobre homeschooling. A votação na Câmara Municipal de Toledo ocorreu, nesta terça-feira (15), em segundo turno. Treze vereadores votaram a favor e cinco foram contra. O autor do projeto é o vereador Vagner Delabio (PSD). Cascavel é outra cidade paranaense que já regulamentou o ensino domiciliar.

O projeto recebeu parecer negativo do Conselho Municipal de Educação, porém, a avaliação do órgão tem apenas caráter consultivo. A medida agora segue para sanção ou veto do prefeito de Toledo, Lucio de Marchi (Progressistas). Existe também a possibilidade de ser avaliada pelo próximo prefeito, Beto Lunitti (MDB), eleito para o período de 2021-2024. Caberá ao Executivo determinar como será a fiscalização sobre o aprendizado dos alunos que aderirem ao homeschooling.

De acordo com Delabio, atualmente, existe apenas uma família em Toledo que pratica o homeschooling, mas entre 20 e 30 já manifestaram interesse em migrar do ensino escolar para o domiciliar com a regulamentação da prática.

“Há um silêncio sobre o homeschooling por parte dos legislativos estadual e federal. Por isso é importante o projeto aprovado pela Câmara Municipal de Toledo, para que as famílias possam ter tranquilidade para educar seus filhos”, afirmou o autor da medida. Delabio contou com o apoio da Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned), Grupo Mater Dei e da Associação de Famílias de Toledo na redação do projeto.

Apoiadores do projeto do homeschooling não puderam entrar no plenário da Câmara Municipal, mas acompanharam do lado de fora. Foto: Reprodução
Apoiadores do projeto do homeschooling não puderam entrar no plenário da Câmara Municipal, mas acompanharam do lado de fora. Foto: Reprodução