Projetos que proíbem atletas transgênero em esportes femininos avançam nos EUA
Projetos que proíbem atletas transgênero em esportes femininos avançam nos EUA. Imagem ilustrativa| Foto: Vince Fleming/Unsplash

Aproximadamente 30 estados norte-americanos já possuem ou estão discutidos projetos de lei que proíbem atletas transgênero de participar de equipes e competições de esportes femininos. A intenção seria evitar privilégios e manter as competições mais justas. As informações são do portal americano CBNNews.

Os governadores de Idaho, Alabama, Arkansas, Tennessee, Mississippi e West Virginia já assinaram projetos de lei que restringem os alunos transgêneros de competir em equipes esportivas femininas nas escolas públicas. A governadora de Dakota do Sul, Kristi Noem, emitiu uma ordem executiva semelhante. E na Flórida, o Senado Estadual aprovou uma lei parecida na semana passada.

As medidas, embora contem com apoio de parcela significativa da população americana, se opõem ao que o presidente americano Joe Biden tem defendido desde o início de seu mandato. Em diversas ocasiões, o democrata já demonstrou apoio à agenda de ativistas LGBT dos EUA.

>>> Luta por igualdade: mulheres se unem para banir atletas trans do esporte feminino