grávidas
Projeto de lei preconiza a abstinência sexual como método contraceptivo para adolescentes do município de São Paulo.| Foto: Bigstock

A Câmara Municipal de São Paulo deve votar nesta semana o projeto de lei que cria o programa Escolhi Esperar. A proposta é criar ações de orientação e educação de adolescentes sobre os riscos da gravidez precoce, fazendo esse público refletir sobre a maturidade para ter relações sexuais. Segundo o autor do projeto, o vereador Rinaldi Digilio (PSL), os adolescentes continuarão a ter acesso a camisinhas, anticoncepcionais, DIU e todos os métodos contraceptivos. O diferencial é que também terão orientação por palestras ou individualmente, feitas por profissionais da saúde.

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

A proposta ainda determina a criação de palestras de orientação para funcionários da prefeitura de São Paulo, divulgação de material explicativo para adolescentes e atividades para o público-alvo, e ainda o monitoramento de possíveis casos para avaliação e cuidado. A execução do programa seria feita pelas secretarias municipais de Educação e de Saúde.