RJ: Profissionais de educação entram em greve contra volta às aulas presenciais
| Foto: Carina Rocha / Prefeitura de Resende

Em assembleias on-line convocadas pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ), professores e funcionários de escolas da rede pública estadual e municipal (da capital fluminense) decidiram entrar em greve contra o retorno das atividades presenciais nas escolas, mantendo o trabalho remoto.

Em votação realizada na sexta-feira (29), com profissionais de educação da rede estadual, 256 participantes votaram a favor da greve, enquanto 21 se manifestaram favoráveis ao retorno presencial. Os professores e funcionários também aprovaram a defesa da inclusão dos profissionais de educação no primeiro grupo prioritário da campanha de vacinação. Já no sábado (30) foi a vez dos profissionais da rede municipal do Rio de Janeiro se reunirem em assembleia virtual. Entre os votantes, 325 se manifestaram favoravelmente à greve e 28 foram contra.

“Dessa forma, segundo a deliberação da assembleia, os profissionais que forem convocados para as atividades presenciais já agora em fevereiro não devem comparecer às suas unidades, seguindo a Greve Pela Vida”, afirmou o Sepe-RJ em comunicado.

A volta às aulas presenciais na rede estadual do Rio de Janeiro está prevista para o dia 1º de março, enquanto o retorno da rede municipal da capital está programado para 24 de fevereiro, de forma opcional, para alunos da pré-escola até o 2º ano. Escolas e creches particulares podem retornar com as aulas presenciais a partir desta segunda-feira (1º).