Natal em Gramado
Decoração de Natal em Gramado| Foto: Divulgação / Prefeitura de Gramado

Um novo decreto editado pelo governador do Rio Grande Sul, Eduardo Leite (PSDB), permitiu que a exigência do passaporte da vacina deixasse de ser obrigatória nos municípios gaúchos que atingiram o percentual de 90% da população adulta com o esquema vacinal completo. Com data de 18 de novembro, o decreto de Leite menciona que a cobrança do passaporte sanitário ainda é uma recomendação do Executivo gaúcho, mas não será mais uma imposição.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Diante disso, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), anunciou nas redes sociais que a capital gaúcha dispensou a obrigatoriedade de comprovação vacinal. “Porto Alegre irá adotar o protocolo de exigência de comprovante vacinal como recomendação. A Capital já vacinou massivamente a população adulta, superando os 91% com esquema completo acima de 18 anos. Com ampla imunização, temos condições desta retomada com responsabilidade”, afirmou  Melo.

Da mesma forma, a cidade de Gramado - famosa pela intensa programação de eventos de Natal - também já afirmou que não irá mais exigir o passaporte da vacina. “Gramado atingiu a marca de 91,1% da população adulta com o esquema vacinal completo, portanto, o município não tem mais a obrigatoriedade de exigir a carteira de vacinação em nenhuma atividade, incluindo também os espetáculos do Natal Luz”, informou a prefeitura de Gramado.