Santuário Nacional de Aparecida (SP)
Santuário Nacional de Aparecida (SP)| Foto: Reprodução/Instagram

O movimento nas celebrações de Páscoa do Santuário Nacional de Aparecida (SP) é baixo neste domingo (4) de Páscoa apesar da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kássio Nunes Marques em liberar cultos e missas presenciais em todo o país em decisão na noite de sábado (3). A informação sobre a adesão dos fiéis pelas missas presenciais foi divulgada pela Folha de S.Paulo.

As celebrações no Santuário previstas para 8h, 12h e 18h serão realizadas de acordo com a fase vermelha do Plano São Paulo, com cerca de mil pessoas, apesar da capacidade para abrigar 35 mil pessoas. O Santuário de Aparecida também alterou ritos que celebram a paixão, morte e ressurreição de Cristo devido à pandemia da Covid-19. A programação, no entanto, foi definida sem a presença de público com transmissão via redes sociais, aplicativo e TV Aparecida.

De acordo com o STF, durante as celebrações religiosas, devem ser adotadas medidas de distanciamento social, como ocupação de forma espaçada entre os assentos e modo alternado entre as fileiras de cadeiras e bancos. Os espaços religiosos também só poderão receber 25% da capacidade total de público.