Interior da Igreja do Rosário, em Curitiba. Templo foi invadido por manifestantes durante missa.
Interior da Igreja do Rosário, em Curitiba. Templo foi invadido por manifestantes durante missa.| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo / Arquivo

Por meio de uma nota oficial, a Secretaria Nacional de Proteção Global, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, também condenou a invasão da Igreja do Rosário em Curitiba. No texto, a secretaria destaca que a liberdade de consciência e crença são invioláveis, e que o livre exercício de culto, bem como os locais dessas práticas, são protegidos constitucionalmente. Também a Declaração Universal das Nações Unidas, lembra a nota, destaca que todos os seres humanos têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

“As imagens veiculadas nas mídias sociais indicam graves violações de direitos humanos que precisam ser devidamente apuradas e elucidadas, e os responsáveis devidamente punidos, a fim de que sejam restabelecidas as condições de exercício de culto e sua devida proteção”, diz a nota. Ainda de acordo com o texto, a secretaria já teria entrado em contato com as autoridades de Curitiba e vai acompanhar os desdobramentos do caso. “Assim como a perturbação de culto, casos de intolerância religiosa não são raros no Brasil, e as denúncias recebidas por esta pasta são acompanhadas e encaminhadas aos órgãos competentes”, finaliza a nota.