Escolas públicas precisam de protocolos para reabertura das escolas, defende o Movimento Ciência pela Educação
SBP defende retomada de atividades com protocolos de segurança sanitária| Foto: Freepik

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) veio a público, nesta sexta-feira (29), manifestar apoio, por meio de nota, ao movimento de retorno às aulas presenciais no país. Segundo os especialistas, o fechamento prolongado das escolas tem resultado em "imenso prejuízo para os estudantes e suas famílias". Ao mesmo tempo, salienta a necessidade de planejamento e estratégias para garantir a segurança no ambiente escolar.

No documento, a sociedade apresenta uma série de recomendações, que poderão ser atualizadas por gestores à medida em que se observem novas demandas e situações de saúde locais.

"Todos esses meses de fechamento das escolas não parecem ter determinado atitudes propositivas de investimentos e revisão das condições físicas, materiais e funcionamento das escolas. Nenhum tempo a mais pode ser perdido neste sentido e a sociedade, em geral, precisa cobrar das autoridades esse movimento a partir de planos locais ou regionais de investimentos e ações, voltados para o retorno seguro nas escolas, com análise concomitante do quadro epidemiológico", afirma a SBP. Leia a íntegra do posicionamento através deste link.