joão doria
Governador de São Paulo, João Doria| Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

O governo de São Paulo anunciou que a presença em sala de aula será obrigatória para 100% dos alunos da rede estadual a partir de 3 de novembro. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa em que participaram o governador João Doria (PSDB), o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, e demais membros do Executivo estadual na tarde desta quarta-feira (13).

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

A presença obrigatória em sala de aula já será cobrada a partir de 18 de outubro, mas ainda seguindo as “bolhas” organizadas por cada escola estadual. Ou seja, se em um colégio 50% dos estudantes vão à instituição em um dia e 50% comparecem no outro, será cobrada a presença dos que deveriam estar em sala naquela determinada data.

A nova regra, porém, prevê exceções: estudantes com comorbidades, aqueles que apresentarem atestado médico, gestantes e puérperas poderão permanecer no ensino remoto. A promessa do governo é de que o sistema de aulas a distância seguirá em uso na rede estadual.

A obrigatoriedade não vale para a rede municipal da cidade de São Paulo - que tem suas próprias regras. Com relação à rede privada, o secretário de Educação afirmou que elas também deverão se adaptar às novas determinações.

Segundo o governo de SP, segue a obrigatoriedade do uso de máscara nas escolas, distanciamento de 1 metro entre os estudantes e da aferição de temperatura para a entrada nas unidades de ensino. O secretário de Educação afirmou que 90% dos adolescentes de 12 a 17 anos de São Paulo já receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19. Com relação aos profissionais de educação da rede estadual, 97% estão com o esquema vacinal completo, de acordo com os dados divulgados por Soares.