Alexandre de Moraes
Alexandre de Moraes ameaçou suspender o Telegram caso a empresa não bloqueasse as contas de Allan dos Santos.| Foto: Abdias Pinheiro/TSE

O jornalista Allan dos Santos teve três contas bloqueadas pelo aplicativo de mensagens Telegram. A empresa resolveu acatar o pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes que ameaçou suspender o serviço de mensagens caso a empresa não bloqueasse as contas do jornalista. As informações são da Folha de S. Paulo.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Os três canais ligados a Allan dos Santos (@allandossantos, @tercalivre e @artigo220) teriam sido suspensos. Quem tentava acessar os perfis na tarde deste sábado podia ler a mensagem de que : “esse canal não pode ser exibido porque violou as leis locais”.

Por meio de uma conta que ainda permanecia ativa, por não estar entre as três listadas no pedido de Moraes, Allan dos Santos criticou o bloqueio. “Não é o meu canal que foi derrubado. É o Brasil que está no mesmo patamar da China, da Coreia do Norte, de Cuba etc", disse. Ele explicou ainda que o bloqueio era apenas para usuários que tentavam acessar as contas do Brasil. Já usuários dos EUA mantiveram o acesso.

"Não é que o Telegram derrubou [meu canal]. Ele cedeu à pressão jurídica. O Telegram disse que eu teria violado leis brasileiras e quem falou isso foi um juiz [Moraes]. Como é que o Telegram vai dizer a um juiz que eu não fiz isso? Mas não é que meu canal foi derrubado. Ele está funcionando. Está funcionando normalmente e cheio de visualizações", afirmou.

A conta oficial do STF nas redes sociais também comentou a ação do Telegram. "Em respeito à decisão judicial proferida pelo Ministro Alexandre de Moraes, nos autos da PET 9935, o Telegram suspendeu três contas atribuídas a um dos investigados pela suspeita de liderar esquema de financiamento de milícias digitais no Brasil", dizia a postagem.