Twitter anuncia ferramenta para denúncia de notícias falsas
Segundo o Twtitter, em países em que a ferramenta já funciona, menos de 10% das denúncias se tratam, de fato, de violação das políticas da plataforma| Foto: Unsplash

A partir desta segunda-feira (17), o Twitter passou a disponibilizar uma ferramenta para denúncia de publicações “potencialmente enganosas”. A medida, que no ano passado já havia sido implementada nos Estados Unidos, na Coreia do Sul e na Austrália, passa a estar disponível, além do Brasil, nas Filipinas e na Espanha.

Para utilizar a ferramenta, o usuário que desejar fazer uma denúncia pode clicar em “Denunciar Tweet”, depois selecionar “As informações são enganosas”. Em seguida, deverá informar se o motivo da alegada desinformação está relacionada à política, à saúde ou a outro assunto.

Ao anunciar a novidade, o Twitter informou que a grande maioria dos conteúdos removidos relacionados à pandemia da Covid-19 ou outros assuntos é detectada pela própria plataforma, independentemente de denúncias. Segundo a empresa, desde o início da disponibilização da ferramenta em outros países houve 3,7 milhões de denúncias referentes a 1,9 milhão de diferentes tuítes publicados por 64 mil contas distintas.

A rede social afirma que menos de 10% das publicações que foram denunciadas por supostamente serem inverídicas correspondia a violação das políticas da plataforma. “Essas denúncias representam uma útil, porém complexa, fonte de informação sobre potenciais violações às nossas regras”, cita nota.