Milton Ribeiro, ministro da Educação do governo Bolsonaro
Ribeiro disse que não queria “tirar o sonho de ninguém de ser doutor”.| Foto: Isac Nóbrega / Presidência da República

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, voltou a falar sobre o acesso ao ensino superior, vagas no mercado de trabalho e investimento no ensino técnico. Depois de afirmar que as universidades deveriam ser “para poucos”, Ribeiro disse nesta terça-feira (16), em entrevista à CNN Brasil, que não queria “tirar o sonho de ninguém de ser doutor”. Mas o ministro acredita que a “resposta que o Brasil precisa agora” vem do investimento no ensino técnico.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Ribeiro afirmou que a demanda do mercado de trabalho é maior nesse momento por profissionais com ensino técnico do que por aqueles que se formaram nas universidades. Segundo ele, muitos estudantes que saem do ensino superior têm dificuldades para encontrar emprego. Então, para o ministro, o caminho mais apropriado seria o jovem fazer um curso técnico, garantir a sua empregabilidade e, posteriormente, se desejar e tiver vocação, seguir naquela área e então entrar em uma universidade.

O ministro da Educação afirmou também que a alta inadimplência no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) é um indício de que grande parte dos recém-formados não encontra emprego. Ribeiro mencionou que aproximadamente 50% deles não conseguem honrar com as parcelas do “empréstimo” tomado do governo federal para estudar.