Mulheres poderão desenvolver mais duas funções nas celebrações católicas
Mulheres poderão desenvolver mais duas funções nas celebrações católicas| Foto: Reprodução / Vatican News

Uma atualização feita pelo Vaticano no Código de Direito Canônico permitirá que as mulheres possam assumir formalmente mais duas funções destinadas aos fiéis leigos nas celebrações da Igreja Católica. Agora, o conjunto de normas da Santa Sé trará a permissão para que elas participem dos ministérios do leitorado e dos acólitos.

A mudança consta no documento intitulado “Carta apostólica Spiritus Domini em forma de 'Motu Proprio' sobre a modificação do cânon 230 § 1 do Código de Direito Canônico sobre o acesso das mulheres ao ministério instituído do leitorado e do acolitado, 11.01.2021”, assinado pelo papa Francisco, que foi publicado nesta segunda-feira (11).

Na prática, as mulheres já participam há muitos anos dessas funções nas celebrações, como leitoras ou até como integrantes dos grupos de acólitos não instituídos. Agora, porém, essa permissão estará expressa no Direito Canônico.

Como foi dito, a mudança destina-se a funções leigas. Ou seja, não houve nenhuma menção ou ação do Vaticano para uma suposta permissão para que as mulheres exerçam o sacerdócio na Igreja.