Confira a entrevista com a ministra Damares Alves
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.| Foto: Reprodução / Gazeta do Povo

Mais de 105 mil denúncias de violência contra a mulher foram registradas pelos canais Disque 100 e Disque 180 em 2020, informou o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos neste domingo (7), em coletiva de imprensa. Deste total, 72% são referentes à violência doméstica familiar. A maioria das vítimas são mulheres de cor parda de 35 a 39 anos, embora nem todas as vítimas informem esses dados ao realizar uma denúncia.

Fernando Ferreira, ouvidor nacional de direitos humanos, disse que são feitos cerca de 10 mil atendimentos por dia pelos canais Disque 100 e 180 no país. Em média, mil desses contatos se transformam em denúncias de violações de direitos humanos, as quais são encaminhadas aos órgãos de enfrentamento responsáveis. A violência contra mulher representa 30% do total de denúncias de violações de direitos humanos, segundo a pasta.

Ferreira explicou também que houve uma reformulação na base de dados da ouvidoria, com objetivo de aprimorar o sistema, o que não permite comparações com anos anteriores.