extradição
Jornalista Allan dos Santos, do canal Terça Livre| Foto: Agência Senado

O YouTube removeu mais dois canais do jornalista Allan dos Santos e um novo vídeo postado neles pelo fundador do Terça Livre. Um deles teria sido excluído no domingo e o outro nesta quarta-feira (11). As informações foram publicadas na coluna de Mônica Bergamo, no jornal Folha de S. Paulo. A plataforma disse à colunista que Santos teria violado os termos de serviço, mas não detalhou quais foram eles.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), Santos não pode ter contas ou fazer postagens nas redes sociais. Ele é investigado no âmbito do inquérito 4.784, que apura a existência de organização criminosa que produziria “fake news” contra ministros do Supremo. Tanto o inquérito em questão quanto o chamado “inquérito das fake news” (4.781) são investigações sigilosas conduzidas pelo STF, que apuram crimes que teriam sido cometidos contra os próprios ministros – o que os coloca, ao mesmo tempo, como vítimas, investigadores e julgadores, comprometendo a isenção das decisões tomadas.

Advogados de investigados nesses inquéritos alegam que estão impossibilitados de ter acesso integral aos autos do processo, o que prejudica as defesas e fere a Súmula Vinculante 14, do próprio STF.