• Carregando...

Na sexta-feira (19), quando os núcleos regionais devem mandar as definições sobre os calendários de cada canto do estado, a Seed terá um leque de situações para avaliar.

Conta extra do transporte escolar vira impasse

Municípios dizem que não podem assumir os custos para a reposição das aulas sem uma ajuda de R$ 47 milhões do estado

Leia a matéria completa

Na região de Guarapuava, Centro -Sul do estado, nada está definido ainda, mas o núcleo regional de educação informa que a maioria dos colégios não vai conseguir repor todo o conteúdo perdido em razão da greve até o fim de 2015. Já a prefeitura da cidade informou, por nota, que a secretaria de Educação do município aguarda uma definição do calendário para avaliar como será a oferta de transporte escolar nas áreas mais distantes da cidade para a reposição dos dias letivos perdidos.

Repasse usual para o transporte escolar “já é insuficiente”, dizem municípios

Leia a matéria completa

No Sudeste, enquanto União da Vitória já confirmou que o haverá transporte escolar para as aulas de sábado e eventuais feriados, Irati comunicou que não poderá arcar com os custos extras do serviço nos dias de reposição e que dependerá de um auxílio do governo estadual para isso. O município destacou que transporte diariamente 3.476 alunos, sendo 2.434 (70%) da rede estadual.

Em Ponta Grossa, donos de vans tiveram de procurar alternativas para não ter prejuízo durante a greve

Segundo a prefeitura de Irati, durante os dias de greve, os ônibus percorriam os trechos normalmente para levar os alunos da rede municipal de ensino. Agora será necessário carros exclusivos para os estudantes da rede estadual assistirem às reposições. A prefeitura aguarda uma posição do governo estadual quanto a um possível repasse de ajuda de custo para manter o serviço aos estudantes.

Reposição seria mais fácil com a “sexta aula”, dizem APP e municípios

Leia a matéria completa

Na região de Maringá, no Norte, o núcleo regional de educação adiantou que, pelos calendários que o Núcleo de Educação da região recebeu até agora, muitas escolas não devem precisar repor aulas aos sábados ou feriados. Na cidade-pólo, os estudantes, incluindo os da zona rural e da educação especial, se locomovem principalmente por passe livre, no sistema de transporte convencional de Maringá, e já tiveram a gratuidade reativada. O aluno que estiver com algum problema no cartão-transporte deve procurar a loja da Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), que fica na Galeria Via Estação em frente ao Terminal Urbano.

No Litoral, o núcleo regional de educação informou que já foi firmado um acordo com os municípios que mais utilizam o transporte escolar – Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba – para que o serviço seja prestado aos sábado quando houver necessidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]