• Carregando...
 |
| Foto:

O Paraná registrou em 2014 o terceiro trimestre menos violento desde 2007 nas ruas, avenidas e rodovias do estado, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). Comparando-se o período entre os meses de julho a setembro deste ano com o terceiro trimestre de 2007, o número de homicídios culposos no trânsito baixou de 532 para 419 mortes – uma redução de 21,2%.

INFOGRÁFICO: Veja gráfico com o número de mortes no trânsito

Em números absolutos, a queda foi mais acentuada em Curitiba, com redução de 58,2% nas mortes: foram 91 no terceiro trimestre de 2007 contra 38 neste ano. Os municípios da região metropolitana também apresentam uma pequena queda, de 2%, no comparativo. Porém, entre 2013 e este ano houve aumento de 242,8%, quando o número de homicídios culposos no trânsito saltou de 14 para 48, praticamente o mesmo patamar de 2007, quando houve 49 pessoas perderam a vida.

Em geral, segundo o delegado da Delegacia de Delitos de Trânsito de Curitiba (Dedetran), Vinícius Augustus de Carvalho, há um conjunto de fatores que possibilitaram a redução das mortes, como o investimento em educação no trânsito, o aumento da fiscalização, o endurecimento na legislação e até o aumento da frota de veículos nos grandes centros urbanos. "Se não tivéssemos nenhum caso estaríamos satisfeitos, mas ainda há o que melhorar", diz.

Na opinião de Carvalho, a educação e a fiscalização no trânsito ainda precisam ser intensificadas. Ele lembra que em horários em que o fluxo de veículos é baixo, há mais chance de os motoristas abusarem de velocidade e, como consequência, ocorrer um acidente fatal.

O tenente do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar Ismael Veiga explica que a corporação tenta intensificar o policiamento com blitzes em todo o Paraná. "Em Curitiba, além dessas operações nos fins de semana são montados esquemas perto de bares e restaurantes, em que comumente há pessoas que fazem uso de álcool", comenta. Para o tenente, além da fiscalização é preciso que os motoristas se conscientizem dos riscos de dirigir embriagado.

Frota

O delegado Vinícius Carvalho, da Dedetran, diz que o aumento na frota de veículos no estado contribui para a queda de mortes no trânsito. A frota estadual cresceu 63,8% entre setembro de 2007 e setembro de 2014, segundo o Detran-PR. O aumento também foi observado em Curitiba (36,6%), que tem a maior frota do estado (1.390.009 veículos, sendo quase 1 milhão de automóveis). "Com um número enorme de veículos nas cidades a velocidade tende a diminuir. Nas vias rápidas, por exemplo, os motoristas não conseguem mais desenvolver alta velocidade. Quando um semáforo abre, já há uma fila de carros em frente."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]