• Carregando...
Em Curitiba, máxima de hoje foi de 33,7°C, cinco décimos a menos que ontem | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Em Curitiba, máxima de hoje foi de 33,7°C, cinco décimos a menos que ontem| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A primavera teve seu primeiro dia já com cara de verão. A forte massa de ar quente que atua no Paraná fez com que os termômetros chegassem aos 40,2°C na cidade de Cerro Azul, Região Metropolitana de Curitiba, na tarde desta quarta-feira (23). O índice foi o mais alto registrado em todo o estado e também a temperatura mais elevada para um mês de setembro na estação meteorológica do Simepar instalada no município. A temperatura ainda ficou bem próxima dos 40,6°C, recorde da estação desde que o Simepar começou a medir os índices na região, em 1998.

O forte calor se repetiu em todas as regiões do estado, a exceção do Litoral. Guaratuba teve a máxima mais baixa desta quarta-feira, com 26,3°C. Segundo o Simepar, isso é resultado de um bloqueio causado pela nebulosidade na região, o que dificulta que o calor avance por todo o Litoral do Paraná.

As nuvens, entretanto, não chegaram nem perto da RMC. Na capital, o calorão só não foi maior do que o registrado na terça-feira (22), por uma diferença de 0,5°C. Nesta quarta, os moradores da capital “mais fria” do país enfrentaram máxima de 33,7°C. Foi a mesma temperatura registrada em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Por lá, o índice foi o mais alto do ano, conforme o Simepar. No Noroeste, em Campo Mourão, os termômetros chegaram a 37.° C, também o mais alto valor de 2015. Mesmo uma das cidades mais frias do Paraná, Palmas, no Centro Sul, teve recorde de calor no ano: 32,2°C (que também é o índice mais alto para um mês de setembro).

As temperaturas altas foram acompanhadas de índices de umidade relativa do ar baixos. Somente no Litoral foi registrado índice perto dos 80%. Em Curitiba, a umidade chegou a 28% – a Organização Mundial da Saúde considera taxas abaixo dos 30% como estado de atenção. No Norte e Noroeste, os índices chegaram a 15% em algumas regiões.

Nesta quinta-feira (24) o calor deve predominar em todo o estado. Na capital, previsão de máxima de 34°C, assim como em Ponta Grossa. Em Londrina, a temperatura mais alta pode chegar aos 36°C, segundo o Simepar. Já em Maringá, a previsão é de termômetros com 37°C. Em Foz do Iguaçu, a máxima pode chegar aos 39°C.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]