• Carregando...

Já dizia o dito popular, “Sol e chuva, casamento de viúva”. A contar o clima que tem feito em todo o estado, é possível que o Paraná tenha batido algum recorde de casamentos do tipo nos últimos dias. E a combinação de manhãs e tardes quentes e ensolaradas e anoitecer chuvoso perdura por pelo menos mais uma semana, de acordo com previsão do Instituto Simepar.

A quinta-feira (26) começou com nebulosidade e temperaturas em elevação em todas as regiões do estado. O ambiente quente e úmido desenvolve mais nuvens já no início da tarde, podendo ocorrer pancadas de chuva e trovoadas a qualquer hora do dia.

Essa variação climática provoca também uma grande amplitude térmica: em Curitiba, os termômetros registram mínima de 15°C e máxima de 30°C; o mesmo acontece nas regiões Oeste e Norte, em Foz do Iguaçu as temperaturas vão de 22°C a 32°C e em Paranavaí, de 21°C a 34°C (máxima estadual). Já na região Central e Sul as temperaturas ficam mais amenas, em Guarapuava, União da Vitória e Rio Negro, não passam de 27°C.

Na sexta-feira (27), uma frente fria que avança pelo Oceano Atlântico se aproxima do Sul do país. Porém, no Paraná, teremos mais um dia de calor com formação de áreas de instabilidade a partir do período da tarde, com condições de temporais nas regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba. Já no Norte e Noroeste as chuvas acontecem com menor intensidade. As temperaturas permanecem elevadas, com máximas de 29°C em Curitiba; 33°C em Maringá e Foz do Iguaçu; e 30°C em Ponta Grossa.

O fim de semana mantém as mesmas características climáticas em todo o Paraná. Quem planeja ir ao Litoral deve ir preparado para pancadas de chuva a qualquer hora do dia e temperaturas mais amenas. Em Matinhos e Guaratuba a máxima será de 27°C; em Paranaguá, Morretes e Antonina, 28°C.

Fevereiro chuvoso

De acordo com o Instituto Simepar, fevereiro é tipicamente chuvoso, característica do Verão. O de 2015, no entanto, foi mais molhado do que o normal na região Leste e Litoral. Em Curitiba, cujo índice pluviométrico médio para o período é de 140 milímetros, já choveu 180 mm. Já Guaratuba marca 240 mm acima da média de chuva prevista para fevereiro, que é de 300 mm.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]