• Carregando...
O plano norteará o crescimento de Curitiba na próxima década. | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
O plano norteará o crescimento de Curitiba na próxima década.| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

O novo Plano Diretor de Curitiba voltará a ser debatido nesta quinta-feira (7), a partir das 14h30, na Câmara Municipal. Desta vez, o projeto encaminhado pelo Executivo municipal será discutido dentro de uma oficina temática organizada pela Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação. Ao todo, serão realizadas cinco dessas oficinas entre maio e junho deste ano.

Aprovado na última terça-feira (5) pela Comissão de Legislação, o novo Plano Diretor proposto pela gestão Gustavo Fruet ainda não teve alterações sugeridas pelos vereadores. Segundo o vereador Hélio Wirbiski, novo presidente da Comissão de Urbanismo, eventuais emendas poderão surgir ao final dos cinco oficinas temáticas. “Cada oficina será uma forma de entender e dar condição de participação. A partir daí, colheremos as melhores propostas que poderão se tornar emendas”, informou.

A oficina desta quinta, assim como as outras quatro, é aberta ao público e será mediada pelo ouvidor de Curitiba, Clóvis Costa. Para que as propostas apresentadas sejam incorporadas ao novo Plano Diretor, será necessário que elas sejam acatadas pelas comissões permanentes da Câmara.

Crescimento

O plano é o instrumento que deverá nortear o crescimento de Curitiba na próxima década. Ele vem sendo discutido desde o segundo semestre de 2013. Naquele ano, técnicos da prefeitura iniciaram capacitações para que as regionais promovessem oficinas com as suas comunidades.

Ao todo, segundo o Ippuc, foram realizados 522 eventos internos e externos. Entre eles, foram 19 audiências públicas, um seminário e uma plenária expandida do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba). A plenária reuniu, além dos conselheiros do órgão, membros da sociedade civil de todas as regionais. Ao todo, a prefeitura diz ter recebido 1.640 propostas da comunidade em todo o processo.

O Plano Diretor é um instrumento de planejamento macro da cidade. “Ele não dará, por exemplo, detalhes de zoneamento. Mas trará diretrizes para criar polos de desenvolvimento”, pondera Wirbiski. Cada oficina da Câmara terá um tema. A de amanhã servirá para apresentação do projeto. Na sequência, serão discutidos temas como meio ambiente e sustentabilidade, desenvolvimento e defesa social, mobilidade urbana e habitação. O último encontro, dia 25 de junho, debaterá uso do solo e zoneamento urbano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]