• Carregando...
Professores e funcionários do Colégio Estadual ouvem as propostas dos candidatos | Antonio Costa/Gazeta do Povo
Professores e funcionários do Colégio Estadual ouvem as propostas dos candidatos| Foto: Antonio Costa/Gazeta do Povo

Os candidatos à direção do Colégio Estadual do Paraná apresentaram ontem a funcionários e professores propostas de gestão. A eleição ocorre na próxima terça-feira, dia 14, e deve mobilizar cerca de 5 mil pessoas entre alunos, pais, docentes e demais profissionais. Este é o primeiro pleito desde 1964. A partir deste ano, interventores passaram a ser nomeados pelo Executivo. Em julho o governador Orlando Pessuti (PMDB) sancionou a lei que permite a realização de eleição no CEP, maior colégio do estado. Durante a manhã e tarde de hoje é a vez dos estudantes sabatinarem os concorrentes.

O mandato do vencedor será de um ano e em 2011 as eleições seguirão o mesmo calendário das demais escolas estaduais. O CEP era administrado de forma diferenciada porque os diretores têm autonomia para gerir o orçamento da escola, que passa de R$ 10 milhões anuais. Há três anos um amplo movimento de docentes, estudantes e funcionários reivindicava a mudança.

O clima no colégio é de esperança. Entre os professores a expectativa é que a ampliação da participação da comunidade escolar ajude a resgatar do passado a excelência do CEP. A comissão eleitoral organiza os debates e o objetivo é que as duas chapas tenham condições semelhantes na hora de fazer a campanha.

Chapas

As duas chapas que concorrem à direção são encabeçadas por professores que já atuaram na vice-direção do Colégio. Na chapa 1, "Democratizando o CEP", o candidato a diretor é o atual diretor auxiliar do turno da tarde, Enzo Aparecido de Souza. Na chapa 2, "Novos tempos", a candidata Tânia Maria Acco atuou como diretora auxiliar da manhã entre os anos de 2004 e 2007.

Na pauta dos dois está a defesa da democracia para administrar a escola. "Se ganharmos, as decisões mais importantes serão tomadas de forma coletiva", garante Tânia. Já Souza afirma que irá fortalecer instituições como o Grêmio Estudantil e a Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF).

Para Souza, que é professor de Matemática, as maiores demandas do CEP são mais participação democrática e melhoria na estrutura física. "Melhorar o ensino significa prosperar o conjunto. É algo constante." A professora de Língua Portuguesa Tânia Acco argumenta que o próximo diretor precisa entender a realidade atual do colégio, composto por três grandes áreas: ensino fundamental, médio e profissionalizante.

Ganho democrático

A professora de Teatro Raquel Mastey acredita que a eleição mostra a existência de candidatos interessados e qualificados dentro da comunidade escolar. "Sai a figura do interventor", diz. Robson Goievski, docente de Filosofia, afirma que ter pessoas de dentro do colégio disputando traz democracia ao processo. "Estamos dialogando com nossos pares."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]