i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
abastecimento

Cantareira sobe pela 3ª vez seguida e completa uma semana sem queda

Esta também foi a primeira vez no ano que o Cantareira não registrou nenhuma queda no volume armazenado de água durante uma semana

  • PorEstadão Conteúdo
  • 26/12/2014 09:05

Pela primeira vez em 2014, o nível do Sistema Cantareira subiu três dias consecutivos, segundo apontam dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), divulgados nesta sexta-feira, 26. Responsável por abastecer 6,5 milhões de pessoas, o reservatório teve alta de 0,2 ponto porcentual e opera com 7,4%, ante 7,2% do dia anterior.

Esta também foi a primeira vez no ano que o Cantareira não registrou nenhuma queda no volume armazenado de água durante uma semana. Na soma dos últimos sete dias, a pluviometria registrada na região do manancial foi de 100,9 milímetros, o que representa cerca de 46% da média histórica de todo mês de dezembro, de 220,9 milímetros.

De acordo com dados da Agência Nacional de Águas (ANA), o sistema também recebeu 34,17 mil litros por segundo na última quinta-feira, 25, enquanto saíram 16,96 mil litros por segundo.Na quarta-feira, 24, o Cantareira registrou a primeira alta após um período de oito meses sem aumento no volume armazenado. Nesse dia, o nível do reservatório, então com 6,7%, cresceu 0,3 ponto porcentual, passando para 7% da sua capacidade. Desde então, o manancial sobe 0,2 ponto por dia.O atual cálculo da capacidade do Cantareira, feito pela Sabesp, já leva em conta as duas cotas do volume morto, acrescentadas em maio e outubro.

Outros mananciais

Os outros cinco principais mananciais que abastecem a capital e Grande São Paulo também registraram alta nesta sexta, segundo a Sabesp. O maior deles, o Guarapiranga, que atende 4,9 milhões de pessoas, subiu 1 ponto porcentual e opera com 39,9% da sua capacidade. A pluviometria do dia na região foi de 24 milímetros.

Com alta de 0,3 ponto porcentual, o Alto Tietê está com 11,9% do volume armazenado de água, já considerando os 39,4 bilhões de litros do volume morto, acrescentados há quase duas semanas. Após 2,4 milímetros de chuvas, o nível do reservatório, que abastece 4,5 milhões de habitantes, aumentou pelo quarto dia seguido.

Os sistemas Rio Claro, Alto Cotia e Rio Grande, que juntos abastecem 3,1 milhões de pessoas, subiram 0,2, 0,3 e 1 ponto porcentual, respectivamente. Nesta sexta, os mananciais operam com 33,1%, 31,7% e 71,5%.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.